Grande y buono!

terça-feira, 10 de outubro de 2017


 

Existem amizades que são instantâneas e sabemos que as levaremos conosco para o resto das nossas vidas, na infinita profundidade de alguns momentos juntos...

Foi assim com a Daphne e o Lorenzo. Eu e a Daphne nos conhecíamos da internet e tínhamos uma querida amiga em comum, com quem trabalhei muitos anos através de blogs e redes sociais. A Daph mora na Itália, eu na Hungria, temos filhos mais ou menos da mesma idade e uma história parecida: amor por um estrangeiro, mudança de país, loucuras e acertos, romantismo, muito otimismo, fé na humanidade e no futuro de uma vida seguindo o coração. São muitos os motivos que nos levaram à amizade, mas foi numa viagem à Hungria, passando por Pécs, que pudemos nos conhecer.
Sempre digo que com amizades se dá o mesmo que com o amor: ou bate ou não, ou você engaja numa conversa sem fim ou se enrosca nos silêncios, procurando assunto para não deixar morrer. É questão de química.
Assim que marcamos nosso encontro, num restaurante da cidade de Pécs, comuniquei ao meu marido, que não gostou muito da ideia, pois não estava com vontade de conhecer ninguém novo. Segundo ele, já é tão difícil manter as amizades existentes! Pra quê novas? (Os húngaros são extremamente fiéis às amizades, mas muito difíceis de se conquistar numa nova. É dificílimo entrar no círculo de amizades definitivamente, mesmo sendo eles muito simpáticos e receptivos). Porém, assim fomos, eu, o Zsombor e meus dois meninos, encontrar com umas pessoas legais.
Chegando lá, não foram pessoas legais as que encontramos, foram sensacionais! Uma energia boa e inexplicável e um entendimento do meu húngaro com o italiano da Daphne, que não existe explicação! O Lorenzo falava em italiano, misturado com o português, para que entendêssemos melhor e o Zsombor fazia uma mistura total de todas as línguas latinas com sotaque italiano. As crianças misturaram português, italiano e húngaro e se entenderam perfeitamente e eu e a Daphne descobrimos o quanto somos parecidas em muitos pontos.
Passamos o dia seguinte juntos, passeando pela cidade e a noite o Lorenzo invadiu a minha cozinha, me tocando de lá e preparando uma pasta deliciosa! O prêmio de melhor convidado da casa vai pra ele, com certeza!
E foi isso... Uma amizade para a vida.
Assim que eles partiram, o Zsombor me agradeceu por ter insistido. É tão bom dar chance para que pessoas incríveis entrem em nossas vidas!
Depois de uns anos, fomos visita-los na Itália, uma das melhores viagens que já fiz, cercada por essa amizade maravilhosa e sendo levada para os melhores lugares, aqueles que só os nativos da região podem conhecer. Momentos memoráveis em conversas e risos... E, se possível, eles foram tomando um lugar ainda mais especial no nosso coração.
E pra que servem os amigos senão para aparecer nos momentos que mais precisamos deles? Ao final de 2016 enfrentávamos um período muito ruim com o trabalho do Zsombor, quando apareceu o convite da Daphne (bem, foi meio convite e meio que eu me convidei... na verdade, ela perguntou se estaríamos por perto da Áustria no ano novo, porque eles passariam lá a virada.) e ficamos em dúvida porque queríamos muito vê-los, mas não estávamos num momento muito bom para gastos... A dúvida durou até o Lorenzo dizer um “oi” ao Zsombor, que disse na mesma hora: quer saber? Vamos! Pode falar pra eles que vamos!
Jamais esqueceremos os momentos com a Daph, o Lorenzo e seus filhos lindos. Guardo as memórias dos risos, da energia positiva que essa família maravilhosa nos passou nessa semana de ano novo, das crianças fazendo uma salada mista de línguas e, apesar do frio que estava, só consigo lembrar do calor no coração.
Engraçado isso... Tem pessoas que entram na nossa vida e se tornam parte dela no mesmo instante.
Há tantos anos quero escrever esse texto, sobre como nos conhecemos e o quanto foi maravilhoso, mas de alguma forma, todos os que escrevi, acabei não postando porque não achei que expressavam o que eu queria. Dessa vez não deixarei de postar e dizer o quanto vocês são importantes, porque o mais importante é que vocês saibam, mesmo que eu esteja tropeçando em minhas palavras, sem saber definir melhor.
Daph, querida, estaremos sempre aqui para vocês! O Lorenzo está nos nossos corações, assim como você e as crianças. Espero ainda vê-los muito. Fica um grande vazio, mas que não substitui o quanto ele preencheu nosso mundo, não apaga as lembranças do seu riso sincero, sua força e da bondade que emanava dele naturalmente. “Grande y buono”, era como ele se referia ao Zsombor, mas não consigo pensar em outra expressão que o defina melhor.  
 
 
“A amizade não depende de coisas como o tempo e o espaço.” –  livro "Fernão Capello Gaivota".
In memorian Lorenzo Nenci. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...